Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Lançada o Regata OS 19 "Apollo", confira os principais destaques


A versão final do Regata OS 19 (Apollo) já está oficialmente disponível para download com diversas melhorias e novos recursos que devem aperfeiçoar ainda mais a experiência dos usuários, bem como melhorar o suporte do Regata OS com o hardware do seu PC, isso graças as mais recentes e estáveis tecnologias presentes na plataforma Linux que foram implementadas no Regata OS.

Um ambiente gráfico mais estável com o KDE Plasma 5.12 LTS



O ambiente gráfico do Regata OS, o KDE Plasma, foi atualizado para a versão 5.12 LTS (Long Term Support, ou seja, Suporte de Longo Prazo), que traz maior estabilidade e confiabilidade, bem como vários novos recursos e melhorias. Além disso, o KDE Plasma 5.12 LTS também promete usar menos recursos da CPU e memória RAM, o que o torna mais suave e rápido que a versão anterior, KDE Plasma 5.8 LTS. Contudo, também é possível desativar os efeitos do ambiente gráfico em cenários onde não existe GPU como, por exemplo, em máquinas virtuais.

Além disso, agora é possível controlar a reprodução de música diretamente da tela de bloqueio, sem falar que a música será pausada automaticamente quando o sistema for suspenso. Outra novidade que deve agradar os amantes de privacidade é a possibilidade de criar "cofres" (acessando o ícone de cadeado na bandeja do sistema), o que pode ser o ideal para os usuários que geralmente lidam com informações confidenciais e privadas.


O recurso permite bloquear e criptografar conjuntos de documentos e ocultá-los de olhares indiscretos, mesmo quando você está com a sua conta de usuário logada. Mais detalhes sobre o KDE Plasma 5.12 LTS você pode encontrar no anúncio oficial, clicando aqui.

Melhor suporte para GPUs AMD

Graças aos recentes trabalhos da AMD implementados no Linux Kernel 4.17, o Regata OS 19 chega com melhor suporte para as GPUs da AMD. Entre os recursos, está atomic mode-setting, áudio via HDMI/DP, FreeSync (quando as interfaces restantes chegarem), suporte para os recursos do HDMI 2.0 e muitas outras melhorias e correções importantes.

Outra grande novidade para os donos de placas de vídeo Radeon é o suporte para a pilha de computação ROCm/OpenCL, que agora funciona com GPUs discretas recentes, como Fiji, Tonga e Polaris, sem depender mais de um módulo de kernel DKMS extra.

Além disso, graças a implementação da pilha gráfica Mesa 18.1, também está presente o suporte para VP9 VA-API e HEVC para o VCN (Video Core Next) presente, por exemplo, nas novas APUs da AMD Raven Ridge, bem como suporte para codificação de vídeo HEVC usando o UVD (Unified Video Decoder). Ainda no lado da AMD, há suporte também para a futura GPU Vega 12.

Melhor economia de energia

O Regata OS 19 conta com algumas melhorias promissoras na economia de energia que, dependendo do hardware do usuário, pode existir uma queda mensurável no uso de energia, mesmo em alguns casos sob carga, sem sacrificar o desempenho. Isso é possível graças a uma reformulação do loop ocioso do Linux Kernel 4.17 que pode levar alguns sistemas a obter uma queda no uso de energia em até 10% ou mais. Além disso, agora existe suporte inicial para recursos de eficiência de energia semelhante ao WattMan para GPUs AMD.

A Regata OS Store recebeu mais aprimoramentos

Desde a sua chegada no ano passado, com o Regata OS 18.1 "Honeycomb", a Regata OS Store transformou a maneira como os usuários baixam e instalam software no Regata OS, deixando tudo mais fácil e prático, não se limitando apenas nas descrições dos aplicativos, mas oferecendo uma visão geral nos recursos que os apps podem oferecer, para o que cada um deles servem e como funcionam.




A Regata OS Store recebeu melhorias significativas no visual e ganhou uma barra de progresso que pode ser minimiza para que você continue navegando na loja para instalar outros aplicativos, se assim desejar, enquanto que pode ficar monitorando o progresso de instalação dos apps.

Não pense que acabou. Mais novidades ainda estarão chegando na Regata OS Store para tornar a experiência dos usuários ainda melhor.

Melhor suporte para multi-GPU e SteamVR

Entre os principais destaques do X.Org Server 1.20, presente no Regata OS 19, está o suporte para a biblioteca GLVND/GLXVND do lado do servidor, permitindo que diferentes drivers OpenGL retornem diferentes telas X. Isso deve ajudar em configurações multi-GPU em que diferentes drivers OpenGL estão em execução para um melhor suporte ao hardware.

Outra grande novidade são as melhorias no suporte para para headsets VR. Além disso, o compositor do SteamVR também passará a ter acesso direto ao hardware sem que o servidor Xorg fique no caminho. Há também suporte para a biblioteca EGLStreams, permitindo que o driver proprietário da NVIDIA trabalhe com o XWayland. Em outras palavras, será possível rodar plicativos X11 em uma sessão Wayland com o driver da NVIDIA.

Aprimoramentos para os jogadores

Desde o lançamento da primeira versão do Regata OS há 5 anos, temos focado em jogos e em como podemos oferecer um melhor suporte para hardwares e periféricos mais modernos. Usamos o aprendizado desse tempo todo para oferecer uma melhor experiência para os jogadores com o Regata OS 19.

O Regata OS vem por padrão com a Vulkan 1.1 para hardware AMD e Intel, o que é ótimo quando se quer jogar os últimos lançamentos de games para Linux, especialmente os títulos publicados na plataforma Linux pela Feral Interactive. Somando a isso, aprimoramos o modo de jogo (Gaming Mode) do Regata OS 19 para que você possa obter melhor desempenho ao executar jogos Vulkan.

Além disso, também há suporte para o OpenGL 4.4 com placas de vídeo AMD das séries Radeon HD 5800 e 6900, o que possibilitará a execução de jogos mais modernos que fazem uso do OpenGL.

Se você adora gravar suas gameplays com, por exemplo o OBS Studio, vai gosta de saber que o Regata OS 19 conta com o framework multimídia FFmpeg 4.0, que possui suporte aprimorado para as tecnologias de codec da NVIDIA, NVENC e NVDEC. No lado da AMD, agora existe suporte para os encoders AMD AMF H.264 e HEVC (H.265).

Download do Regata OS 19 Apollo

Agora que você conhece os principais destaques do Regata OS 19 Apollo, considere nos dar uma chance, experimentando o Regata OS no seu PC. Você pode fazer download agora mesmo da última ISO através deste link (para baixar a ISO em inglês, clique aqui).
Os livros mais vendidos na Amazon.