Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Regata OS 18.1 "Honeycomb" já está disponível; confira os destaques


Já está disponível o Regata OS 18.1 como a primeira grande atualização para a série 18.x "Honeycomb", que chega trazendo várias melhorias e novos recursos. Esta nova versão do Regata OS é baseada no recém-lançado openSUSE Leap 42.3, que por sua vez é baseado no sistema operacional focado em empresas SUSE Linux Enterprise (SLE) 12 Service Pack (SP) 3, o que garante centenas de pacotes atualizados e bem estáveis.

Sob o capô, o Regata OS 18.1 conta com o Linux Kernel 4.11.8, que no futuro continuará sendo atualizado para versões mais recentes, porém, consideradas estáveis, e a biblioteca de gráficos 3D Mesa 17.1.4, que posteriormente também será atualizada para a série 17.2.x e mais recente. Por outro lado, ainda continua sendo oferecida a série de suporte a longo prazo 5.8.x do ambiente gráfico KDE Plasma, porém, a suíte de softwares KDE Applications foi atualizada para a versão 17.04.2 e foi implementado o KDE Frameworks 5.32.0.

Integração com a sua conta do Google Drive

Entre outros destaques, está a possibilidade de de integrar sua conta do Google Drive com o PC. Isso basicamente significa que você pode acessar seus arquivos de suas contas do serviço de armazenamento da gigante das buscas utilizando o gerenciador de arquivos (Dolphin)      sim, você poderá adicionar mais de uma conta e acessar seus documentos facilmente.


Para ter acesso aos seus arquivos da sua conta do Google Drive, será necessário apenas que você adicione sua conta Google no gerenciador de contas online, indo na opção "Contas Online" no painel de configurações do sistema. Em seguida, no gerenciador de arquivos, indo em Rede ⟶ Google Drive ou acessando a URL gdrive:// no Dolphin.

Quando você não quiser mais sincronizar seus arquivos do Google Drive, basta apenas desmarcar a opção "Drive" em "Contas Online" no painel de configurações.


Nova loja de aplicativos

Outro grande destaque do Regata OS 18.1 é a sua nova loja de aplicativos. Na verdade, ela já estava disponível há algum tempo para que os usuários pudessem testar e ajudar enviando feedback. Entre os destaques da nova Regata OS Store, está a possibilidade de remover aplicativos (antes só era possível instalar apps) e claro, a capacidade de conferir quais apps já estão instalados.

Além disso, uma nova característica da loja que deve ajudar e muito os novos usuários a gerenciarem os seus aplicativos é a possibilidade de instalar e remover apps sem a necessidade de informar a senha root. Contudo, componentes importantes do sistema operacional só podem ser desinstalados, por exemplo, através do gerenciador de softwares, onde é necessário ter privilégios de root.



Quem também recebeu um pouco mais de atenção foi a interface da loja, que agora possui um design mais moderno e intuitivo.

Download do Regata OS 18.1 "Honeycomb"

O Regata OS 18.1 tanto pode ser obtido por meio de atualizações do sistema operacional, caso você já seja um usuário do Regata OS 18, ou você pode fazer download agora mesmo da nova imagem ISO para instalação em novos computadores diretamente do site oficial, clicando aqui. Para mais detalhes sobre como fazer a migração, acesse este link.

Os livros mais vendidos na Amazon.