Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Lançada a atualização 19.1.20 para o Regata OS com melhorias para o PRIME Settings e Game Access


Uma nova atualização já está disponível para o Regata OS, a 19.1.20, e desta vez quem recebeu um pouco mais de atenção foi o PRIME Settings, aplicativo criado especialmente para que os donos de laptops com gráfico híbridos possam gerenciar mais facilmente quais aplicativos devem ser executados com a GPU dedicada do dispositivo, seja ela da AMD ou NVIDIA.

Agora, o PRIME Settings avisa quando o hardware do dispositivo não possui suporte para o recurso "PRIME GPU offloading". O mesmo acontece quando o usuário possui instalada no sistema uma versão mais antiga que a série 435.xx do driver NVIDIA. Além disso, também ha'suporte para outros idiomas, como o Inglês.



Outra mudança importante adicionada no aplicativo é o suporte para exibir informações sobre a configuração do hardware, o que deve ajudar os usuários a identificar melhor os componentes do dispositivo, bem como saber quais são as versões dos drivers instalados, sejam eles open source ou proprietário. Além disso, também é possível copiar essas informações para a área de transferência.


O PRIME Settings também recebeu diversas melhorias e correções "sob o capô" e o seu código-fonte agora está disponível através do nosso repositório oficial no GitHub.

Melhorias no kernel para GPUs AMD

Para que os donos de placas de vídeo AMD Radeon possam ter um melhor desempenho com o seu hardware ao executar jogos, decidimos reativar a funcionalidade de "movimentação em massa" para o algoritmo de cache LRU (Least Recently Used) no driver gráfico de DRM (Direct Rendering Manager) AMDGPU, presente no kernel. Para ais detalhes, clique aqui.

Além disso, habilitamos novamente o hack que permite que o controle bluetooth do Xbox One S possa se conectar novamente com o sistema, sem maiores dores de cabeça.

Mais aprimoramentos no Regata OS Game Access

A nova atualização para o Regata OS também traz mais aprimoramentos para o serviço Game Access, que agora é baseado no mais recente Wine 4.16 e conta com um correção importante para o jogo The Sims 4 rodando no Origin, que fechava rapidamente logo após ser executado. A mudança também pode beneficiar outros games.

Além disso, o Regata OS Game Access agora possui suporte para gerar logs (que ficam armazenados no diretório    /var/log/regataos-logs/   ) para facilitar a vida daqueles que desejam, por exemplo, reportar bugs.

Ainda no lado dos jogos, o Regata OS 19.1.20 também conta com correção para as versões nativas para Linux dos títulos Mad Max e DiRT Rally, que estão disponíveis no Steam.

Agradecimentos especiais

Ricardo - Canal O Cara do TI
Barnabé di Kartola - XiVa Studio
Os livros mais vendidos na Amazon.