Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Regata OS 19.0.27 chega trazendo suporte para o driver AMDGPU-PRO e melhorias para gráficos híbridos


Agora você pode ter acesso a recursos avançados da sua placa de vídeo AMD no Regata OS. Isso porque adicionamos o suporte para o Radeon Software for Linux (também conhecido como AMDGPU-PRO), com a versão mais recente do driver (18.50) estando disponível a partir da Regata OS Store. Na página do driver da loja, você também encontra uma lista completa com toda a família de produtos compatíveis.

Embora o Regata OS já venha totalmente pronto para rodar jogos com hardware AMD, os donos de placas de vídeo Radeon não podiam, por exemplo, ter acesso ao poder de computação de alto desempenho da GPU através do OpenCL, algo usado por softwares como o Blender e DaVinci Resolve. Antes, apenas usuários com placa GeForce tinham acesso a recursos do tipo ao instalar o driver NVIDIA.

Melhorias para notebooks com gráficos híbridos

O update 19.0.27 do Regata OS traz melhorias para notebooks com gráficos híbridos. Contudo, é importante ressaltar desde o início que os aprimoramentos, ao menos por enquanto, são apenas para os usuários que fazem uso dos drivers open source      o que não deixa de ser uma boa notícia para os donos de laptops equipados com uma GPU dedicada da AMD.

Para facilitar a vida dos usuários, o Regata OS agora conta com uma lista de aplicativos que devem abrir por padrão com a dGPU do notebook. Mas também é possível abrir apps que ainda não foram incluídos nesta lista, clicando com o botão direito do mouse sobre o atalho do app na área de trabalho e indo em Ações → Executar com a GPU dedicada.


Este é o primeiro passo para algo maior: em breve, um aplicativo estará disponível para que os usuários possam habilitar/desabilitar o recurso para determinados softwares. Além disso, pretendemos incluir também o suporte para o driver proprietário da NVIDIA, já que atualmente apenas o driver open source Nouveau é suportado.

A lista de aplicativos que agora devem abrir por padrão com a dGPU, inclui o Steam, Gimp, Darktable, Inkscape, Corel AfterShot Pro 3, Blender, Nuke, DaVinci Resolve, Lightworks, Krita, Gravit Designer, OBS Studio, Dolphin Emulator, PCSX2 e Kdenlive.

Com o feedback dos usuários, esperamos aprimorar ainda mais o recurso, adicionar mais aplicativos na lista e implementar o suporte para o driver proprietário da NVIDIA.

Os livros mais vendidos na Amazon.